O Simples Nacional foi criado em 2006 e é um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.
Há algumas normas que devem ser cumpridas para que a empresa possa fazer parte do sistema, inclusive, mesmo após o cadastro. Caso contrário, sua empresa pode sair do Simples Nacional.
Saiba mais sobre o assunto a seguir!
O que é Simples Nacional?
O Simples Nacional é um regime de tributação que traz algumas vantagens para empresários e simplificam o pagamento de impostos.
No entanto, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para que a empresa possa fazer parte do sistema, inclusive, mesmo após o cadastro. A principal condição é ter um faturamento anual de, no máximo, R$ 4,8 milhões.
Caso este valor ultrapasse, a empresa pode ser retirada do sistema de tributação. Para que haja a exclusão, a Receita Federal deve obrigatoriamente comunicar a empresa.
Quais são as suas vantagens?
As empresas têm de pagar regularmente mais de oito tributos, cada um com guia de recolhimento diferente. O Simples Nacional concentra todos esses impostos em uma única guia com um único vencimento. Além disso, a alíquota é menor.
Outra vantagem é que empresa que está no sistema tem um menor volume de declarações para serem entregues ao fisco, consequentemente, as multas são mais brandas.
Motivos que levam sua empresa a sair do Simples Nacional
Existem vários motivos que podem levar sua empresa a sair do Simples Nacional, como:
- Acima do limite de faturamento;
- Endividamento;
- Atividades não enquadradas;
- Condições societárias.