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Dúvidas comuns de Contabilidade de Custos nas Pequenas Empresas – Parte 1

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Resumo do que você vai ler:

Você é empreendedor e ainda tem dúvida se custo e despesa são a mesma coisa? Ou não tem certeza do que é gasto e desembolso? Tem dificuldade para entender o que é uma perda? Este artigo é para você então.

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Você é empreendedor e ainda tem dúvida se custo e despesa são a mesma coisa? Ou não tem certeza do que é gasto e desembolso? Tem dificuldade para entender o que é uma perda? Então você está no lugar certo!

Hoje, meu objetivo é tentar mostrar (sob a perspectiva da Contabilidade de Custos) para você o que são esses termos e sua importância dentro do seu negócio usando a forma mais simples possível, sem se aprofundar em termos técnicos, complexos e que não vão fazer diferença no dia a dia da sua empresa. Pelo menos não para quem quer começar a entender agora.

Então vamos começar definindo muito bem cada momento desses pelos quais os produtos ou serviços passam. Antes de ler as respostas, recomendo que leia a pergunta e reflita primeiro sobre o seu entendimento. Pode ser que você já saiba entender e diferenciar o que são, e isso é muito bom. Então vamos lá!

O que é gasto?

O gasto é quando você compra um produto ou serviço para a sua empresa e que gera um desembolso, normalmente de dinheiro (mas pode ser outros ativos). O gasto só existe no momento da transferência daquele produto ou serviço comprado pela sua empresa.

Portanto quando você compra uma motocicleta para fazer entregas, no momento que a moto é transferida para a empresa é que ocorre o gasto. Num outro exemplo, ao comprar madeira para confeccionar uma cadeira, assim que a madeira for transferida para a empresa, então houve o gasto.

O que é desembolso?

Apesar de, dentro do gasto haver o desembolso, os conceitos são diferentes. O desembolso nada mais é do que o pagamento em si, da compra daquele produto ou serviço. Esse pagamento pode ser antecipado, à vista ou a prazo.

Se no momento que você comprou a motocicleta, você efetuou o pagamento, então nesse momento houve o desembolso. Agora se você comprou madeira para fazer uma cadeira, mas vai pagar somente daqui 30 dias, então ainda não houve o desembolso.

O que é investimento?

Investimento é um gasto, porém, é um gasto ativado, que pode ser estocado, devido à sua vida útil ou sua capacidade de gerar benefícios futuros.

Todos os desembolsos realizados para a aquisição de bens ou serviços que “farão parte” dos ativos da sua empresa, seja para futura baixa, amortização no momento da venda, consumo ou desvalorização são chamados de investimentos.

Se você compra madeira para fazer uma cadeira, essa matéria-prima é um investimento. Se você compra um baú para colocar na motocicleta da sua empresa para que entregas possam ser feitas futuramente, esse baú é um investimento. Se você compra um computador para realizar uma consultoria, esse computador também é um investimento.

O investimento pode ter diversas naturezas diferentes dentro de um negócio. Você consegue identificar quais fazem parte da sua empresa?

O que é custo?

O custo é o gasto com um bem ou serviço que será utilizado para produzir novos bens ou serviços. Dizemos que o custo é um gasto que se torna custo somente a partir do momento que aquele bem ou produto começa a ser utilizado na confecção do novo produto ou serviço.

O exemplo mais comum para você entender o custo é a própria madeira utilizada para fabricar uma cadeira. Já passamos pelo momento do gasto, do desembolso e do investimento criado. Se você não entendeu o papel da madeira nestes três casos, recomendo que retorne nas perguntas anteriores e leia mais uma vez para ver se fará sentido.

Agora chegamos ao custo. No momento que você pegar a madeira, provavelmente guardada em um galpão de matéria-prima, e começar a cortá-la, lixá-la e juntá-la por partes, o custo é gerado. Em seguida, com a cadeira pronta, ela volta a ser um investimento que ficará ativado até o momento que for vendida.

O que é despesa?

Quando falamos de despesa, estamos nos referindo aos bens ou serviços que foram consumidos de forma direta ou indireta para obter receita. Mas vamos com calma, pelos exemplos ficará mais fácil de compreender.

Para expor a cadeira recém-fabricada à venda na vitrine do seu negócio, você precisa pagar o aluguel daquele espaço no shopping, a energia para deixar os móveis bem iluminados e aquela propaganda para apresentar a cadeira ao público e falar sobre todos os seus benefícios e diferenciais.

Para que a compreensão fique fácil, leve em consideração que a fabricação da cadeira acontece em um galpão e você possui uma sala alugada no shopping para vender os seus bens produzidos no seu galpão. Caso o espaço alugado de produção fosse o mesmo de venda, entraríamos numa conversa um pouco mais avançada que poderemos explorar em um outro artigo.

Agora é a hora de fazer uma pergunta simples a si mesmo: o aluguel do espaço no Shopping, a energia consumida para iluminar a cadeira e a propaganda feita para divulgar a cadeira fizeram parte em algum momento da fabricação?

Exato! A resposta é não! É exatamente neste ponto que se encontra a linha tênue que separa o que é custo e o que é despesa. Achou fácil?

O que é perda?

Perda é o consumo de um bem ou serviço que acontece de forma involuntária ou anormal. Essa forma de consumo é o que distingue a despesa da perda.

Se um pedaço da madeira foi cortado de forma errada ou se os cupins tomaram conta de uma parte do que você comprou, são perdas que você não esperava que houvesse ou que não são comuns no processo de fabricação.

Com o tempo, é possível fazer estimativas da porcentagem de perda dentro de um processo produtivo. Porém, para que isso aconteça, é necessário ter um controle e uma organização desse processo, pois assim você terá dados suficientes para determinar o que de fato foi perda.

Em um outro artigo, podemos falar também sobre os produtos secundários gerados dentro de um processo produtivo. Na nossa região temos um dos melhores exemplos para este caso: o setor dos laticínios.

Chegamos ao final!

A partir de agora, de uma forma bem simplificada, eu acredito que você, pequeno empreendedor, já possui o conhecimento necessário para poder fazer um levantamento dos gastos, desembolsos, investimentos, custos, despesas e perdas que envolvem o seu empreendimento e se aproximar de uma Contabilidade Gerencial, pensada de forma estratégica e não só para cumprir com as obrigações do fisco, mas para agregar valor e gerar lucro aos seus negócios.

Se você gostou deste assunto, vem me contar um pouco sobre o seu negócio, sobre o que você conseguiu aprender hoje e se você quer ver mais conteúdo semelhante por aqui.

Até breve!

Fonte: Contabilidade de Custos, Eliseu Martins. Editora Gen Atlas, 10ª Edição.

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