O ano de 2020 trouxe um desafio diário na vida das pessoas e das empresas. Lidar com um vírus capaz de tirar vidas de quem a gente gosta e ainda ver seus negócios fechados, as receitas caindo e os custos e despesas praticamente os mesmos, é realmente assustador (e preocupante).
2021 chegou e, o que parecia ser um ano que tudo melhoraria rapidamente, continuamos vivendo um momento singular (no mundo). A pandemia continua aí, mesmo com as vacinações em prática, pelo menos até a data deste artigo.
Diante de tempos difíceis, foi preciso repensar, mudar as estratégias e… Inovar! Inovar?
Mas calma, antes de mergulharmos neste assunto, o que é inovar para você? Seria fazer algo que nunca foi feito antes? Criar alguma coisa revolucionária? Ou seria buscar fazer de uma forma diferente, aquilo que já existe? Digno de reflexão!
Independente do seu entendimento (e eu acho que não exista certo ou errado), a verdade é que não foi viável apenas “manter como estava” para conseguir suportar o momento de crise nos empreendimentos. E é exatamente nesse ponto que o espírito de empreendedor e criatividade deve despertar. Ah! E, lógico, esses empreendedores começaram a ver que a Contabilidade é bem mais que somente pagar impostos.
Com o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa, o mundo digital tem sido a alternativa para o trabalho Home Office durante a semana e uma das válvulas de escape para gastar o tempo ocioso do fim de semana (já que, sempre que possível, você ainda deve ficar em casa). As reuniões passaram a ser virtuais e as vendas por aplicativos como WhatsApp, Instagram, Facebook, iFood, Uber Eats, Amazon, Mercado Livre e tantos outros Marketplaces, se tornaram os verdadeiros “shoppings digitais” dos consumidores.
O investimento em material de qualidade para publicar nas redes sociais se demonstrou essencial e, promoções, cupons de descontos, cartões fidelidade e outras “vantagens” aos clientes, deixaram de ser uma opção para virar o ”arroz com feijão”. Um influencer que consome o seu produto ou serviço leva outras pessoas a fazerem o mesmo. As lives de vendas que duram horas conquistaram as pessoas (principalmente em Catalão-GO), que viram ali uma oportunidade de fazer boas compras por preços atrativos, enquanto do outro lado, os empreendedores viram uma forma de queimarem seus estoques e lucrarem utilizando não somente a margem, mas o giro do estoque também.
E agora, retornando ao momento reflexivo, pergunte a si mesmo: como meu negócio tem conseguido superar o momento de crise? Conseguimos inovar? O que eu posso fazer para melhorar hoje?
Você empreendedor será sempre quem mais é capaz de entender e sentir o seu negócio e nós vivemos num mundo cujas mudanças são instantâneas e impositivas. Se você inovar, se reinventar, poderá alcançar novos patamares, mas se você não fizer nada, outros estão tentando fazer e provavelmente tomarão o seu lugar no mercado de trabalho. Se informe, estude, faça perguntas e corra atrás das respostas.
Talvez, ler este artigo já seja o primeiro passo! E aí, vamos inovar?